quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Câmara Federal aprova Estatuto da Juventude





Após de sete anos de luta, a Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (5) o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos.

O deputado mais jovem do Congresso Federal, Hugo Motta (PMDB-PB), ressaltou o esforço e a dedicação dos deputados jovens da Casa para que o projeto de lei entrasse na pauta de votação e fosse aprovado. “Desde que iniciamos a legislatura, estamos trabalhando em prol da juventude. A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude favoreceu para que estabelecêssemos metas e organizássemos nossa luta em favor dos jovens. Várias foram as audiências públicas e reuniões. E não vamos parar por aqui. A aprovação do Estatuto é só o começo de muitos outros benefícios que vamos proporcionar aos nossos jovens”, afirma.

A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, será enviada para análise do Senado. A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públicas para a juventude. No acordo feito antes da votação, a relatora Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) ajustou o texto sobre a inclusão de temas relacionados à sexualidade nos currículos escolares. Ela retirou os termos que faziam referência à orientação sexual e manteve o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Araripina esta Voltando no Tempo! "Regredindo"

O comentario abaixo foi retirado de um debate gerado no Facebook pelo jovem Leonardo Silva.

Estamos aí no meio de um caos, que é a água do Rio São Francisco que foi uma grande conquista pra região, que agora ta sendo misturada com outra água que não tem a menor condição de consumo, pois a mesma é contaminada por aditivos químicos e agrotóxicos, colocando em risco nossa saúde, e o pior de tudo é alguns políticos nas rádios perdendo tempo em falar mau de A e de B, enquanto isso estamos perdendo umas maiores conquistas do sertão. Já que os Políticos não estão fazendo nada vamos lá Sociedade lutar pelos nossos direitos. Vamos usar o face... para articular nossa sociedade para lutar pelos nossos direitos abaixo assinado já!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PRAÇA DO BANCO DO NORDESTE DE ARARIPINA


          Localizada no centro comercial de Araripina, a praça do Banco do Nordeste, causa mal estar entre as pessoas que por ela passam. Ocorre que a praça encontra-se em estado deplorável, lixo e entulhos por toda parte, os bancos não existem mais e para completar estão usando a caixa d’água como banheiro público.


          As pessoas que de uma forma ou de outra utilizam o espaço da praça se sentem incomodadas com tanto descaso. A praça exala odores desagradáveis de lixo e uréia. Faça uma visita ao local e comprove caso duvide. O que é mais intrigante, é que nenhuma atitude é tomada nem pelo município e nem pelo banco.
 


          As fotos, foram tiradas recentemente e mostram que as pessoas estão usando sem preceitos e com normalidade o local como banheirolixão, basta dizer que enquanto tirava-se as fotos da praça um individuo que estava à urinar, percebendo o ato de captura de imagens que estava acontecendo não se intimidou, apenas mudou do lado em que estava para o lado da rua, mais precisamente para o lado das barracas de lanche onde passam crianças (lógico é uma praça) e assim dando continuidade a seu ato sem nenhum pudor, piorando a situação da praça. Confira Abaixo.



A sociedade não pode aceitar isto como se nada estivesse acontecendo, alguma atitude tem que ser tomada, a cidade cresceu e precisa de mais cuidados que no passado, antigamente se tinha um vigia em cada praça, hoje não sabemos se tem alguém responsável por esta praça, mas se tem, com certeza ele nunca mais apareceu e consequentemente não desenvolve suas atividades a que lhe fora atribuídas. 



           É bom deixar bem claro ao final desta matéria que esta não tem nenhum caráter político-partidário e sim de uma política crítica construtiva em prol da cidade, é natural por que vivemos em Araripina e queremos o seu melhor.  Nossa qualidade de vida depende diretamente de como a cidade se encontra e como bons cidadãos temos o direito e o dever de cobrar políticas públicas para sanar situações como esta.

Por: André Waine.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ARARIPINA POSITIVA! EM 2012 É A JUVENTUDE EM AÇÃO !!

O ARARIPINA POSITIVA é formado por um grupo de Lideranças jovens que tem como principal finalidade, discutir as políticas públicas voltadas para a Juventude de Araripina e debater também a renovação política da nossa cidade, com a intenção de que no próximo ano seja feita a escolha de um jovem para representar toda sua classe na Câmara Municipal de Vereadores, a Casa Joaquim Pereira Lima.

Hoje este novo movimento jovem denominado ARARIPINA POSITIVA vem ganhando muitos espaços e adesões nas principais redes sociais da internet no qual vem construindo e levantando vários debates voltados para a valorização do jovem e participação do mesmo nas decisões para o futuro de nossa cidade.

Sabemos que nossa cidade não existe espaços culturais, esportivos, como também incentivos a qualificações profissionais, e universidades gratuitas. Com isso, nossa juventude é quem mais sai perdendo, pois na carência desses espaços citados, faz com que os Jovens sigam um caminho errado, buscando se entreter em mesas de bares, prostituindo-se e pior de tudo, fazendo uso de Drogas.

Convidamos toda sociedade organizada, todas as famílias e toda a juventude para juntos construirmos este projeto que de fato tem seus interesses voltados para o bem estar social visando sempre melhorias para nossos jovens que certamente serão o futuro da nossa cidade e do nosso País.




             Acompanhe Sempre >>> http://www.araripinapositiva.blogspot.com/

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Onde esta a conferencia da juventude de Araripina que era para acontecer neste dia 19/08???


Não bastou o prefeito Lula Sampaio, baixar decreto programando a conferencia da Juventude em Araripina para sexta-feira, próximo dia 19 de Agosto. A uns 20 dias atrás o Blog Casa de Abelha alertou a juventude para a ausência da divulgação do local e programação da Conferencia que serviria para identificar as demandas dos jovens e entidades araripinenses sobre os atuais problemas enfrentados por eles.

A fama internacional do prefeito Lula Sampaio de não cumprir com seus compromissos mais uma vez prevaleceu. A conferencia da Juventude de Araripina não vai acontecer dia 19 de Agosto como estava escrito no decreto que o prefeito baixou no dia 02 de Julho.

Infelizmente a certeza que temos é que o prefeito não está nem um pouco preocupado com a juventude de Araripina, que já vive em um universo de limitações na educação, poucas oportunidades de emprego e opções de lazer restritas, a juventude de Araripina, não vêem nenhuma perspectiva de futuro na gestão do prefeito Lula Sampaio.

Araripina não tem nenhum espaço de lazer, nem na zona urbana e pior ainda na zona rural. A única alternativa que resta aos jovens de baixa renda araripinenses é o consumo desenfreado de álcool, drogas e a prostituição.

Presas fáceis para políticos corruptos ganharem eleição.

MATÉRIA GENTILMENTE CEDIDA PELO BLOG - www.casadeabelha2010.blogspot.com





quarta-feira, 6 de julho de 2011

Com o titulo “Onde estão as lideranças jovens de Araripina?” o blog Ação Jovem, contestou a liderança de alguns jovens araripinenses

Lideranças jovens de Araripina são criticadas por Blog que se diz voltado para a juventude.

O Blog Fala Jovem, apresentou uma série de matérias sobre as lideranças jovens de Araripina. Nessas matérias, afirma que após um longo trabalho de pesquisas que duraram cerca de uns 03 meses, conseguiram concluí-las, as quais foram feitas com vários estudantes e representantes da juventude em geral, onde os mesmo opinaram e mostraram a sua admiração e decepção sobre essas lideranças.

O primeiro a ter sua liderança contestada pelo suposto Blog, foi o Vice-Diretor do colégio Luiz Gonzaga Duarte (CERU), o jovem Crisnacleuton vem se destacando aos poucos no cenário jovem de nossa sociedade. Com projetos realizados na escola de incentivo ao esporte, o mesmo é visto hoje entre muitos jovens como uma referência no município.

Depois do vice-diretor do CERU, foi a vez de Marcos Siqueira, atual presidente do CMJ- Conselho Municipal de Juventude. Na opinião do Blog Ação Jovem, Marcos tinha tudo para ser um grande representante da juventude. Com muita força de vontade, humildade e garra, ele enfrentou pessoas "grandes" do município na luta pelo CMJ, órgão que defende os direitos da juventude.

Mas infelizmente ele não soube distinguir os fatos, segundo a opinião dos jovens, Marcos quis envolver o órgão com "politicagem", se envolvendo com políticos em nome da entidade.

Brás Batista, uma "figuraça" na sociedade araripinense. Idealizador de políticas estudantis em nossa sociedade, Brás participa das políticas de juventude a mais de 10 anos. Lutando por melhorias na classe estudantil.

Brás foi tachado pelo Blog como um sonhador, tentaram ironizar a participação de Brás nas lutas de juventude. Das duas uma: Ou esse moderador do Blog não conhece Brás, ou deve ter um pingo de inveja por Brás ser essa pessoa perseverante que não desiste de atingir seus objetivos, mesmo que o sistema não lhe ofereça as ferramentas necessárias pra isso.

Sebastião Dias, pode ser considerado uma liderança jovem? No que diz respeito aos seus atos, ações e comportamento sim, mas que em muitas situações ele poderia ser mais ativo.

Um jovem respeitado por muitos na sociedade Sebastião Dias adquiriu espaço na classe jovem com projetos voltados para a juventude, fato esse que foi lhe propiciando um status de líder jovem ao longo desses anos.

Mas como os outros jovens que dizem ser "lideranças", ele também deixa muito a desejar. Por se autodenominar uma liderança, Sebastião deveria está mais presente nas políticas públicas para os jovens, apesar de não ter nenhuma em nosso município, o qual ele como "liderança" poderia reivindicar isso e cobrar das autoridades responsáveis.


Quem também teve sua liderança contestada pelo Blog Ação Jovem, foi nosso colaborador Portnalli. O Blog afirma que há uns 06 anos atrás sim, Portnalli se encaixava como um legítimo representante dos jovens. Cheio de novas idéias, ele foi surgindo no cenário jovem como um grande líder, coordenou a implantação do CMJ (Conselho Municipal da Juventude) em Araripina. Portnalli apresentava muita vontade de fazer acontecer as coisas para a juventude. Um jovem de bastante garra na época, se diferenciava dos outros pelas ações feitas no âmbito municipal.

O Blog Ação Jovem chega a criticar Portnalli, afirmando que ele se envolveu com a política e não soube tirar proveito. Mas Portnalli se defende, justificando que todo jovem deve participar da política partidária sim, somente assim poderá reivindicar as implantações de políticas necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas em geral, e como a 06 anos atrás, a luta continua. Foi de iniciativa de Portnalli e com articulação do vereador Evilásio Mateus que o prefeito Lula Sampaio baixou o decreto de realização da 2ª Conferencia Municipal de Juventude de Araripina que acontecerá dia 19 de Agosto 2011 e terá a participação de várias entidades de juventude local.

  Outros que tiveram seus nomes citados pelo Blog, foi André Waine, Luis Henrique e Moisés Filho. O Casa de Abelha concorda que realmente Moisés nunca participou de nenhum movimento jovem. Mas André e Luis Henrique são sim bastante engajados nas políticas de juventude, estão preocupados em realizar algo de concreto para melhorar a vida dos jovens araripinenses. Só a titulo de informação, André e Luis Henrique, juntamente com Brás e João Erlan, foram os fundadores do Grupo de jovens, Araripina Positiva, que tem como objetivo discutir e sugerir a implementação de políticas publicas e partidárias em Araripina.


Materia do Casa de Abelha

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Daniel Coelho virá a Araripina e dentro da sua agenda dará uma palestra para a juventude local.

O maior nome da oposição ao governador Eduardo Campos na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Daniel Coelho, uma grande referencia da juventude política no estado, virá a Araripina e dentro da programação da sua agenda dará uma palestra para estudantes e juventude em geral.

A confirmação foi dada por Danda Simeão que é correligionário de Daniel, e também por Brás Batista, liderança jovem do município.

Além da palestra para a juventude, que será no próximo dia 07/Julho a partir das 14:30 no plenário da Câmara de Vereadores de Araripina, Daniel Coelho visitará o distrito industrial, faculdades e alguns estabelecimentos comerciais em companhia de membros do partido verdes e lideranças jovens do município.

Bullying e homofobia, faces da mesma moeda nas trajetórias juvenis

 O que é Bullying?


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O que é Homofobia?

Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.

 
 
Assuntos semelhantes, uma boa e uma má notícia.
A boa é que as escolas e demais instituições de ensino público e privado serão obrigadas a criar um ambiente seguro para os estudantes, evitando o bullying. A medida foi aprovada em caráter terminativo pelo Senado e não passa por mais nenhuma comissão antes de seguir para a Câmara Federal. Ela vai integrar a LDB e incluirá o treinamento técnico e pedagógico de todos os funcionários que atuam nas escolas, incluindo os que não são educadores.
O movimento do legislativo é uma resposta à graves quadros de violência psicológica e física de jovens contra jovens nas escolas, com enormes prejuízos nas trajetórias juvenis vitimizadas, geralmente, por atitudes covardes e sem punição. A decisão do Senado é um aceno importante, mas que ainda deixa vazio o espaço para a necessária punição mais rígida a quem comete essa violência, que precisa ser sim tipificada no Código Penal e buscar a responsabilidade também civil de acordo com cada caso.
A má notícia é justamente um dos fundamentos da boa: um levantamento inédito, feito com base no questionário socioeconômico do ENEM, entre 2004 e 2008, mostra um crescimento de 160% no número de pessoas que se declararam vítimas de homofobia no Estado de São Paulo, índice é superior à média do País, cujo aumento foi de 150%, e coloca o Estado na lista dos cinco mais homofóbicos do Brasil, atrás de Santa Catarina (211%), Paraná (175%), Rio Grande do Norte (162,5%) e Alagoas (164,7%).
É evidente que a criminalização da homofobia e uma legislação que puna efetivamente o bullying estão intrinsecamente vinculadas e não podem mais esperar, sob pena de consolidarmos no Brasil um extermínio psicológico, cultural e físico de jovens LGBTs ou que não estejam em consonância com os padrões de masculinidade, virilidade, etc, hegemônicos na educação brasileira, origem de ambos os crimes.
Nos dois casos temos a crise da modernização. De um lado, uma pluralidade de manifestações comportamentais e a coragem de assumir identidades diversas das predominantes, estimuladas inclusive pelas mudanças que o Brasil vem experimentando. De outro, a reação a esse processo. Definir o lado vitorioso é tarefa da luta da juventude brasileira na sociedade e para cima do Estado. Sem medo, pena ou conivências e conveniências político-ideológicas.

Lula vai à África propor jovens como solução para novo desenvolvimento

 
    
A presidente da República, Dilma Rousseff nomeou simplesmente ex-presidente Lula como chefe da missão especial do governo brasileiro na Assembléia Geral da União Africana, que começou ontem e vai até dia 1o de julho, na Guiné Equatorial. O centro do encontro será analisar a questão da transformação da Comissão da União Africana (CUA) em Autoridade da União Africana (AUA), integrando os países do continente, e
para a adoção de medidas relacionadas com a vida da organização e sobre o orçamento para o "ano de econômico" de 2012.
E sabem qual será o principal debate temático que permeará essa grande atividade do "continente negro"? Será o "Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável", sobre o qual justamente o presidente Lula está escalado a falar. Nada mais simbólico que a África discuta juventude, imbricada com um modelo novo de desenvolvimento em toda a região, e convide Lula, ícone maior de crescimento com distribuição de renda e com tanto know how para apontar o lugar dos jovens num projeto assim.
Com ele, a comitiva será composta também pelo subsecretário-geral político do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, a embaixadora do Brasil na Guiné Equatorial, Eliana da Costa e Silva Puglia, e a embaixadora do Brasil em Adis Abeba, Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert. As PPJs são um tema que cresce cada vez mais na África, especialmente na África do Sul, Angola e Moçambique, sem contar que no norte do continente está em curso - autênticas ou farsantes, como na Líbia - "Primaveras Árabes", onde os jovens, que são a maioria da população, configurando também um contexto de bônus demográfico, marcham por oportunidades e liberdades.
O objetivo da palestra que será ministrada por Lula, segundo dirigentes da União Africana, é "acelerar a capacitação da juventude para o desenvolvimento sustentável".
Mais uma vez, à exemplo da China, BRICs e Peru o Brasil e a JPT tem muito a colaborar em experiências com esse processo que se abre com força na África.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Conselho Tutelar e suas atribuições a nova formação já rende bons resultados em 2011

Art. 131 - “O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei”.       >>   Lei Federal 8.069/90



 O Conselho Tutelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência, neste ano de 2011 Assumiu-se a nova equipe de conselheiros tutelares de Araripina  que são os responsáveis por fazer valer os direitos das crianças de dos Adolescentes no período de 2011 a 2013 que é composto pelos conselheiros Adão  Carvalho , Brás Batista ,Claudiomar Gonçalves, Luis Henrique Coelho e Rosauva Holanda desde que assumirão estes conselheiros abraçarão uma causa no sentido de resgatar a credibilidade deste órgão no  município pois a tempos estava bastante desacreditado pela população  isso só se da através de ações, trabalho, coletividade  e bons resultados isso vem sendo prioridade desde o dia 03/01/2011 onde os conselheiros assumirão este  compromisso com a sociedade Araripinense.
Luis Henrique Coelho , Adão Carvalho , Rosauva Holanda , Caudiomar (cabim) e Bras Batista


 Em 5 meses foram realizados um total de 1.256 atendimentos.
          Dia de Domingo, Conselho Tutelar visita a comunidade do cavaco.

O que são Atribuições do Conselho Tutelar ?

ü  Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção.
ü  Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção
ü  Promover a execução de suas decisões
ü  Encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente
ü  Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência
ü  Tomar providências para que sejam cumpridas medidas protetivas aplicadas pela justiça a adolescentes infratores
ü  Expedir notificações
ü  Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou de adolescente quando necessário.
ü  Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
ü  Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220, §3.º, Inciso II, da Constituição Federal.
ü  Representar ao Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão do poder familiar.
ü  Fiscalizar as Entidades de Atendimento




Denuncias

Telefone de contato: (87) 3873-1828
Disk 100
http://www.sipia.org.br

sábado, 18 de junho de 2011

A NOSSA HISTÓRIA

Como cidade referência da região do Araripe, Araripina tem um papel fundamental na formação cultural de toda região, daqui saem professores a cada seis meses. Pólo educacional, gesseiro e com comércio forte, Araripina destaca-se no cenário do sertão Pernambucano.
Aqui deságuam todos os dias pessoas oriundas das cidades vizinhas em busca do progresso. Porém a cidade vive momentos de escuridão, ou ao menos não é tratada como deveria, as ruas estão em péssimo estado, a sua história e sua cultura está flagelada, o museu do município está em ruínas. A vida de Araripina está sendo construída como se não tivesse um passado, é uma criança órfão. As futuras gerações que aqui estão sendo formadas desconhecem a sua história. O pior é que o descaso com a história da cidade não pode ser justificada com falta de recursos, pois o estado tem órgãos que foram criados exatamente para apoiar a cultura e arte Pernambucana, a FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco é uma delas, inclusive já patrocinou inúmeros eventos no município, a exemplo do São João, como também existe os recursos próprios, mostrando que o descaso com o museu da cidade é somente proveniente da má administração dos gestores que passaram no comando da Prefeitura Municipal de Araripina.
A banda Maestro Álvaro Campos que utilizava das instalações do Museu Municipal, já não faz mais uso, e suas apresentações nas noites de domingo após a missa da igreja matriz estão suspensas a um bom tempo, sabe-se lá o motivo.
Para terminar este texto encerrarei sem uma conclusão merecida ao assunto em protesto pela situação em que estamos passando, mais deixo uma mensagem para reflexão juntamente com imagens que não são nem um pouco agradável a os olhos de um bom cidadão Araripinense.

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”

André Waine.

Fotos do estado atual do Museu Municipal de Araripina:                                    

                                                    Parte Interna

                                          Parte Externa Frontal - Faixada

                                           Lateral - Pátio

                                                    Lateral - Pátio

                                                    Parte Interna

                                         Parte Interna

sexta-feira, 3 de junho de 2011

MUNDIAL DE KARATÊ NA ITÁLIA - ATLETA ARARIPINENSE CONQUISTA MAIS UMA MEDALHA

                                                                        Amandah Alves


A karateca Araripinense Amandah Alves conquistou mais uma medalha no campeonato mundial do último fim de semana que aconteceu na cidade de Lignano na Itália. A atleta que pertence a Seleção Brasileira de Karatê Interestilos começou sua participação na última sexta-feira, 27/05 pelo campeonato mundial para adultos e masters.

Os brasileiros garantiram lugares em várias categorias e trilharam o caminho dos melhores do mundo em meio a mais de 30 países de 48 federações internacionais.
Destaque para Amandah Alves de Araripina que no seu primeiro dia de competição obteve a medalha de bronze no kumitê.

A karateca deve chegar em Araripina neste fim de semana e retornar rapidamente aos treinos para participar de sua próxima missão, o Pan Americano que acontecerá de 03 à 07 de agosto deste ano em São Paulo.
 
Fonte: Blog do Fredson

terça-feira, 31 de maio de 2011

ARARIPINA COMEÇA UM NOVO ESPORTE

       

             Semana passada foi feito um vôo de Parapente na Serra da Torre em Araripina, isto é um sinal que a prática de esportes radicais começa à surgir em nossa região. A cidade possui bons ventos o que contribuiu para a prática do esporte. 
             A cidade precisa de mais atividades recreativas para a juventude, espaços e incentivos não fazem parte da realidade, não vemos interesse em promover nenhum tipo de diversificação das atividades esportivas. Isto tem que mudar! E só vai mudar se cada cidadão abraçar a causa do desenvolvimento de Araripina de verdade! Na vera!
- Em breve traremos uma reportagem com entrevista completa sobre o assunto!  
André Waine.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A política pode ser boa!!!

           Durante nossa vida, sempre nos deparamos com coisas boas e ruins, pessoas generosas e egoístas, vias retas e tortuosas. Sempre somos chamados a escolher caminhos e nossas decisões mudam nossas vidas.
Quanto mais vivemos, mais aprendemos sobre a vida e seus dilemas. Esse processo é chamado “amadurecimento”. Com o tempo, ficamos mais serenos e seguros quanto às nossas escolhas.
Na política brasileira também é assim. Nossa democracia ainda é muito jovem e precisa de tempo para amadurecer. Desde a promulgação da Constituição, passaram-se apenas 20 anos. Nesse meio tempo, tivemos erros e acertos, assim como qualquer jovem que começa a encarar o mundo.
Os erros cometidos na política aparecem muito mais do que os acertos. Por um lado, isso é positivo, pois é por meio das críticas que nos tornamos melhores. Por outro, isso é ruim, pois começamos a achar que nada presta na política.
A política é uma atividade humana, assim como a religião, a educação, o esporte ou as artes. Ela está sujeita a falhas, mas também pode trazer coisas boas.
Portanto, precisamos amadurecer como nossa democracia e saber separar “o joio do trigo”. Há pessoas bem e mal intencionadas na política. Assim como existem pessoas boas e más na farmácia, no supermercado e no ônibus.
O que precisamos é fazer nossa jovem democracia amadurecer! Se nós não formos por ela, ninguém mais será! Somos os únicos responsáveis pelo seu crescimento. Que ele seja sadio, forte e vigoroso!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

AMANDAH ALVES É BRASIL BEM REPRESENTADO NO MUNDIAL DE KARATÊ ITÁLIA 2011

         Amandah Alves



Campeonato Mundial de Karatê WUKF, que acontece de 25 a 29 de maio na cidade de Lignano, na Itália, terá a participação de uma representante nata do Sertão pernambucano. A competição, a mais importante dessa modalidade de esporte em nível mundial, contará com as habilidades de Amandah Alves, Jovem filha natural de Araripina que pela Terceira vez participara de uma competição internacional.


Amandah Alves em uma de suas conquistas


Amandah Exibindo sua coleção de medalhas





Amandah conquistou a vaga no mundial após alcançar excelentes resultados em competições de Caratê regionais, nacionais e internacionais. Ano passado Amanda consagrou-se ao conseguir a medalha de ouro no mundial realizado em São Paulo. Também em 2010 a carateca araripinense levou o título de campeã sul-americana em sua categoria, em torneio realizado em Assunção, Paraguai e vem acumulando em sua bagagem uma bela historia de vitorias, conquistas e superações pois graças a sua força de vontade  e determinação pela primeira vez uma filha do sertão pernambucano ira ter a responsabilidade de representar seu pais do outro lado do mundo.

Amandah vem intensificando os treinos para não decepcionar no mundial da Itália. Os treinos estão sendo intensificados, já que a competição está se aproximando, apesar da carência do município em dar assistência ao esporte estamos todos na torcida desta jovem que é um grande orgulho de seu povo e com certeza já é uma grande vitoriosa por chegar ate aqui.




Amandah e seu Treinador Adalto

Araripina não é só a cidade do Bode e do Gesso não! É também a cidade da campeã Amandah Alves.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Jovens promovem encontro de lideranças afim de discutir futuro da Juventude de Araripina.


O encontro de jovens, foi articulado pelos conselheiros tutelares Luis Henrique e Braz Batista e também pelo jovem André Wayne, na ultima sexta-feira no Portal. O objetivo desse encontro foi dialogar com outros jovens de vários setores da sociedade como a imprensa, instituições filantrópicas, classe estudantil, da área da saúde, de eventos culturais, membros do poder judiciário como o agente Belarmino Jânio e o juiz de direito Dr. João Ricardo, que já se faziam presentes no local, entre outros, por uma política de juventude articulada com o desenvolvimento do município que priorize acima de tudo o bem estar social.
Da esquerda para a direita: Belarmino, Portnalli, Jakson, João Erlan e André Wayne.
Os jovens e ativistas das políticas públicas de juventude, reunidos para um Diálogo para avaliar a real situação da juventude e definir um posicionamento para sua participação no setor público e privado no município de Araripina.

Fredson Paiva entre os conselheiros Tutelares Braz Batista e Luis Henrique
Que com união da juventude foram capazes de vencer barreiras, quando estavam desacreditados por muitos, mas através da união dos jovens araripinenses conseguiram a vitoria para o conselheiros tutelar.
Todos os jovens presentes estão conscientes de que por muito tempo os governos tratam a temática juvenil de forma meramente irreal, fora da realidade, esquecendo de executar ações que de fato contribuam com o desenvolvimento físico, cultural e intelectual, principalmente dos mais carentes, sem perspectiva de um futuro melhor. Nos últimos anos, no entanto, o tema ganhou maior visibilidade devido à organização e esforço de movimentos juvenis, forças políticas e sociais que produziram relevantes iniciativas, mais infelizmente individuais, cada um por si e Deus por todos.

Da esquerda para direita: Belarmino, Jakson, Chico, João Erlan, Braz Batista, Luis Henrique, Darlan Modesto, André Wayne e Portnalli.
Apesar da nossa juventude vir sendo contemplada com Escolas Técnicas Federais, ampliação do acesso ao ensino superior com PROUNI e REUNI, mais cultura e esporte com os Pontos de Cultura e as Praças da Juventude, dentre outros diversos programas e projetos, que apesar de não serem exclusivos de juventude, beneficiam diretamente milhões de jovens no Brasil. O problema é que tudo isso, que é muito bom, por sinal, não chega em Araripina nem com reza, devido a falta de prestigio ou falta de vontade dos nossos representantes políticos.

Da esquerda para a direita: Belarmino, Dr. João Ricardo, João Erlan, Portnalli, Jackson, Luis Henrique, Braz Batista, Chico, André Wayne, Darlan Modesto e Neilton. 
Luis Henrique garantiu que esse encontro faz parte de um ciclo inicial que cumprirá um importante papel para respaldar a participação da juventude no desenvolvimento de ações voltada para os jovens em Araripina mas, que neste momento, a prioridade é a união dos jovens representantes de vários segmentos da sociedade.
“É imprescindível a forte presença e engajamento das juventudes partidárias, entidades e movimentos juvenis, intelectualidade e organizações da sociedade comprometidas com esta pauta, na caminhada pela emancipação da juventude e consolidação das políticas públicas de juventude”. Afirmou Luis Henrique.

Consideramos como fundamentais para que a política de juventude araripinense possa avançar, os seguintes elementos: Estruturar a política municipal de juventude com os três entes federados (União, Estado e Município) articulados, buscando a equidade, tendo fontes de financiamento claras e específicas para as políticas de juventude com mecanismos diversos de controle e participação social da juventude nesse sistema.

Acreditamos na viabilidade da união dos jovens, dessas idéias e nos colocamos à disposição para juntos construirmos o próximo capítulo da história da política de juventude. Completa Braz Batista.

Quem tiver interesse em participar dos próximos encontros ou deixar sugestões pode fazer contato através do email:

araripinapositiva@hotmail.com

Imagens: Fredson Paiva / casadeabelha2010