sábado, 18 de junho de 2011

A NOSSA HISTÓRIA

Como cidade referência da região do Araripe, Araripina tem um papel fundamental na formação cultural de toda região, daqui saem professores a cada seis meses. Pólo educacional, gesseiro e com comércio forte, Araripina destaca-se no cenário do sertão Pernambucano.
Aqui deságuam todos os dias pessoas oriundas das cidades vizinhas em busca do progresso. Porém a cidade vive momentos de escuridão, ou ao menos não é tratada como deveria, as ruas estão em péssimo estado, a sua história e sua cultura está flagelada, o museu do município está em ruínas. A vida de Araripina está sendo construída como se não tivesse um passado, é uma criança órfão. As futuras gerações que aqui estão sendo formadas desconhecem a sua história. O pior é que o descaso com a história da cidade não pode ser justificada com falta de recursos, pois o estado tem órgãos que foram criados exatamente para apoiar a cultura e arte Pernambucana, a FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco é uma delas, inclusive já patrocinou inúmeros eventos no município, a exemplo do São João, como também existe os recursos próprios, mostrando que o descaso com o museu da cidade é somente proveniente da má administração dos gestores que passaram no comando da Prefeitura Municipal de Araripina.
A banda Maestro Álvaro Campos que utilizava das instalações do Museu Municipal, já não faz mais uso, e suas apresentações nas noites de domingo após a missa da igreja matriz estão suspensas a um bom tempo, sabe-se lá o motivo.
Para terminar este texto encerrarei sem uma conclusão merecida ao assunto em protesto pela situação em que estamos passando, mais deixo uma mensagem para reflexão juntamente com imagens que não são nem um pouco agradável a os olhos de um bom cidadão Araripinense.

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”

André Waine.

Fotos do estado atual do Museu Municipal de Araripina:                                    

                                                    Parte Interna

                                          Parte Externa Frontal - Faixada

                                           Lateral - Pátio

                                                    Lateral - Pátio

                                                    Parte Interna

                                         Parte Interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário