quarta-feira, 6 de julho de 2011

Com o titulo “Onde estão as lideranças jovens de Araripina?” o blog Ação Jovem, contestou a liderança de alguns jovens araripinenses

Lideranças jovens de Araripina são criticadas por Blog que se diz voltado para a juventude.

O Blog Fala Jovem, apresentou uma série de matérias sobre as lideranças jovens de Araripina. Nessas matérias, afirma que após um longo trabalho de pesquisas que duraram cerca de uns 03 meses, conseguiram concluí-las, as quais foram feitas com vários estudantes e representantes da juventude em geral, onde os mesmo opinaram e mostraram a sua admiração e decepção sobre essas lideranças.

O primeiro a ter sua liderança contestada pelo suposto Blog, foi o Vice-Diretor do colégio Luiz Gonzaga Duarte (CERU), o jovem Crisnacleuton vem se destacando aos poucos no cenário jovem de nossa sociedade. Com projetos realizados na escola de incentivo ao esporte, o mesmo é visto hoje entre muitos jovens como uma referência no município.

Depois do vice-diretor do CERU, foi a vez de Marcos Siqueira, atual presidente do CMJ- Conselho Municipal de Juventude. Na opinião do Blog Ação Jovem, Marcos tinha tudo para ser um grande representante da juventude. Com muita força de vontade, humildade e garra, ele enfrentou pessoas "grandes" do município na luta pelo CMJ, órgão que defende os direitos da juventude.

Mas infelizmente ele não soube distinguir os fatos, segundo a opinião dos jovens, Marcos quis envolver o órgão com "politicagem", se envolvendo com políticos em nome da entidade.

Brás Batista, uma "figuraça" na sociedade araripinense. Idealizador de políticas estudantis em nossa sociedade, Brás participa das políticas de juventude a mais de 10 anos. Lutando por melhorias na classe estudantil.

Brás foi tachado pelo Blog como um sonhador, tentaram ironizar a participação de Brás nas lutas de juventude. Das duas uma: Ou esse moderador do Blog não conhece Brás, ou deve ter um pingo de inveja por Brás ser essa pessoa perseverante que não desiste de atingir seus objetivos, mesmo que o sistema não lhe ofereça as ferramentas necessárias pra isso.

Sebastião Dias, pode ser considerado uma liderança jovem? No que diz respeito aos seus atos, ações e comportamento sim, mas que em muitas situações ele poderia ser mais ativo.

Um jovem respeitado por muitos na sociedade Sebastião Dias adquiriu espaço na classe jovem com projetos voltados para a juventude, fato esse que foi lhe propiciando um status de líder jovem ao longo desses anos.

Mas como os outros jovens que dizem ser "lideranças", ele também deixa muito a desejar. Por se autodenominar uma liderança, Sebastião deveria está mais presente nas políticas públicas para os jovens, apesar de não ter nenhuma em nosso município, o qual ele como "liderança" poderia reivindicar isso e cobrar das autoridades responsáveis.


Quem também teve sua liderança contestada pelo Blog Ação Jovem, foi nosso colaborador Portnalli. O Blog afirma que há uns 06 anos atrás sim, Portnalli se encaixava como um legítimo representante dos jovens. Cheio de novas idéias, ele foi surgindo no cenário jovem como um grande líder, coordenou a implantação do CMJ (Conselho Municipal da Juventude) em Araripina. Portnalli apresentava muita vontade de fazer acontecer as coisas para a juventude. Um jovem de bastante garra na época, se diferenciava dos outros pelas ações feitas no âmbito municipal.

O Blog Ação Jovem chega a criticar Portnalli, afirmando que ele se envolveu com a política e não soube tirar proveito. Mas Portnalli se defende, justificando que todo jovem deve participar da política partidária sim, somente assim poderá reivindicar as implantações de políticas necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas em geral, e como a 06 anos atrás, a luta continua. Foi de iniciativa de Portnalli e com articulação do vereador Evilásio Mateus que o prefeito Lula Sampaio baixou o decreto de realização da 2ª Conferencia Municipal de Juventude de Araripina que acontecerá dia 19 de Agosto 2011 e terá a participação de várias entidades de juventude local.

  Outros que tiveram seus nomes citados pelo Blog, foi André Waine, Luis Henrique e Moisés Filho. O Casa de Abelha concorda que realmente Moisés nunca participou de nenhum movimento jovem. Mas André e Luis Henrique são sim bastante engajados nas políticas de juventude, estão preocupados em realizar algo de concreto para melhorar a vida dos jovens araripinenses. Só a titulo de informação, André e Luis Henrique, juntamente com Brás e João Erlan, foram os fundadores do Grupo de jovens, Araripina Positiva, que tem como objetivo discutir e sugerir a implementação de políticas publicas e partidárias em Araripina.


Materia do Casa de Abelha